Bem-Vindo ao Café do Sky, aqui Luciano Sclovsky e convidados falam sobre Programação, Tecnologia e Café.

Blade Runner chegou

0

O futuro chegou. Para quem tem Blade Runner como um cult movie desde os anos 80, e é o meu caso, hoje é um dia importante, o nascimento de Pris.

O filme se passa na hipotética Los Angeles de 2019, mas os andróides, que são criados já adultos, tem origem de poucos anos antes. Na ficção, eles têm uma breve e intensa vida de uns 5 anos.

Pris tem sua inception date em 14/fev/2016. Interessante notar uma pequena piada dos roteiristas, pois ela é uma modelo básica de prazer, e 14/fev é Valentine’s day. Além disto, ela é a namorada do Roy, outro andróide, que é o antagonista do personagem de Harrison Ford, Deckard, o caçador de andróides – um Blade Runner. Pris é interpretada por Darryl Hannah e Roy por Rutger Hauer. Aliás, a inception date de Roy foi no mês passado.

O filme é baseado num livro de Phillip K. Dick, que recomendo a leitura, embora a trama tenha sido bastante modificada no filme. Uma diferença grande no livro original (spoiler alert!) é que os andróides são bem infantilizados, por não serem realmente vivos, segundo Dick. Deckard é casado, e tem um breve caso com Rachel, que é do mesmo modelo de Pris.

Já vi o filme dezenas de vezes, tornou-se eterno, nem os efeitos especiais envelheceram. Embora a Los Angeles de 2019 seja diferente da atual, o filme de 1982 foi seminal na criação de uma nova estética na ficção científica, ou até mesmo no cinema e na cultura pop. A atmosfera melancólica, o jogo de luz e sombra, a trilha sonora de Vangelis, os neons e os luminosos.

Bem-vinda, Pris!

20160214-191010-69010380.jpg

Se você gostou da leitura, compartilhe. Assim você contribui motivando o autor :) Assine a RSS para acompanhar o blog.
Ir ao Topo
Luciano Sclovsky

Autor do post

Programador, aficcionado por tecnologia e apaixonado por Café.

0

Comentários

Último Tweet

Loja do Sky

Em breve você poderá comprar canecas e camisetas do Cafe do Sky. Aguarde.

Copyright 2017 © Café do Sky
Blog de Luciano Sclovsky
Criação por Imateria