Bem-Vindo ao Café do Sky, aqui Luciano Sclovsky e convidados falam sobre Programação, Tecnologia e Café.

Café Correto

O Café onde aprendi a tomar café

0

Por razões afetivas meu primeiro post sobre um Café tem que ser a respeito do Café Correto, o local onde primeiro vivenciei o clima de um Café bacana. Fica na Florêncio Ygartua. O Bruno era o dono naquela época, antes da reforma. O balcão era metade do que é hoje, e o ambiente pequeno e acolhedor. Na TV sempre havia um VHS com um show cool. Sim, faz tempo. Lembro da fita com os video clips do New Order (hoje tão fácil de encontar no YouTube). Foi o Bruno quem me falou do “The Matrix”, bem antes do filme estrear. Foi lá que aprendi a apreciar o café expresso sem açúcar: “Luciano, se você realmente gosta de café, deveria tomar sem adoçante”.

Topo

Um bom café tem sabor doce, aprenda você também.

Antes da reforma, as cadeiras altas na frente do balcão eram os pontos mais disputados, conforme a tradição quase perdida de se tomar café em pé. A decoração atual ainda mantém o balção antigo, e o rodapé metálico para apoio do pé. Esse elemento, bem como o suporte para os copos com luzes foram a inspiração para o design do meu blog, feito pelo Tales. Dá um scroll para cima e para baixo e percebe as luzes no topo do blog e o rodapé.

O Bruno me contou alguns detalhes da história do Café Correto: 

O cafe existe desde o final dos anos 80, era de propriedade da (hoje falecida) Heloisa Axelrud. Assumi o café em 1992 quando ainda se chamava Via Expresso. Pouco a pouco fui melhorando e em 1994 ele passou a se chamar Café Correto. A reforma veio em 1998 quando dobrou de espaço e ele foi meu até 2002, quando vendi para um casal (ele se chama Sergio), que posteriormente revendeu ao atual proprietário. Tu frequentas o café desde o tempo de antes da reforma… O lustre de coca-cola foi ideia minha e desenhado pela arquiteta Izamara Gioda.

Rodape

Hoje em dia o dono é o Waldyr que ainda o mantém como um dos melhores Cafés de Porto Alegre. Um outro elemento único é o candelabro de coca-colas.

Lustre

Esse post tem um caráter mais nostálgico, além de contar um pouco da origem deste blog. Ainda não farei uma revisão do café, mas veja abaixo como é um expresso perfeito (curto/ristretto): pouca quantidade, licoroso, cor de caramelo com tons mais escurecidos. Vai lá no Café Correto e pede um.

Ah, o nome “Café Correto” refere-se a um ristretto adicionado de uma dose de destilado, normalmente grappa.

Cafe

Se você gostou da leitura, compartilhe. Assim você contribui motivando o autor :) Assine a RSS para acompanhar o blog.
Ir ao Topo
Luciano Sclovsky

Autor do post

Programador, aficcionado por tecnologia e apaixonado por Café.

0

Comentários

Último Tweet

Loja do Sky

Em breve você poderá comprar canecas e camisetas do Cafe do Sky. Aguarde.

Copyright 2017 © Café do Sky
Blog de Luciano Sclovsky
Criação por Imateria