Bem-Vindo ao Café do Sky, aqui Luciano Sclovsky e convidados falam sobre Programação, Tecnologia e Café.

Hanabi

Um jogo de cartas nerd bem diferente que pode melhorar a colaboração de equipes

0

Se o mundo é nerd, mais nerd ainda é uma empresa de tecnologia. O programa nerd na hora do almoço de hoje: fui convidado a jogar uma partida de Hanabi, um jogo de cartas colaborativo. Como (quase) toda empresa de TI, temos um console para jogar, mas o mais legal aqui da DBSERVER é a biblioteca de livros e de jogos. A partida foi rápida, cerca de 30 minutos para 4 pessoas.

Escolhi falar sobre Hanabi pois o paradigma é totalmente diferente. A partida é coletiva, TODOS perdem ou TODOS ganham a partida. Cada um joga olhando o verso das suas cartas, sem as ver, apenas os outros jogadores vêem as cartas de você. Então os outros jogadores ficam te dando umas dicas sobre quais cartas você tem, sem poder influenciar a sua decisão sobre o que fazer. As cartas na mesa pertencem a todos, e quanto mais cartas forem colocadas, melhor a pontuação do time. Você sabe apenas a cor ou o número de algumas das suas cartas, se os seus colegas lhe derem dicas. Às cegas, você tem que ir montando sequências como as da imagem abaixo. Se três erros forem cometidos coletivamente, todos perdem. No final, o time recebe uma avaliação. A nossa, felizmente, foi ótima. Afinal, somos nerds. :)

O mais interessante é que é um jogo sobre construção de times, onde cada um aprende a confiar no outro para atingir um objetivo comum. Acho que pode ser utilizada em equipes que adotam métodos ágeis.

 

Uma partida de HAnabi

Uma partida de HAnabi

Se você gostou da leitura, compartilhe. Assim você contribui motivando o autor :) Assine a RSS para acompanhar o blog.
Ir ao Topo

Autor do post

0

Comentários

Último Tweet

Loja do Sky

Em breve você poderá comprar canecas e camisetas do Cafe do Sky. Aguarde.

Copyright 2017 © Café do Sky
Blog de Luciano Sclovsky
Criação por Imateria