Bem-Vindo ao Café do Sky, aqui Luciano Sclovsky e convidados falam sobre Programação, Tecnologia e Café.

Swift

Descubra a nova linguagem de programação da Apple

0

Para quem quer programar apps para iPhone a grande dica é aprender Swift, a novíssima linguagem de programação criada pela Apple.

Hoje eu li esse post sobre o frenesi dos desenvolvedores em torno do Swift, e me motivei a escrever o meu post sobre Swift, que é um resumo da apresentação que fiz aqui na DBServer recentemente.

Swift foi criada para resolver as limitações do Objective C, uma linguagem legada, ainda do tempo em que o Steve Jobs criou a NeXT, tanto é que muitos dos métodos de suas APIs iniciam com “NS“. Como é típico da Apple, a ideia é Swift ser uma substituta, e não apenas uma alternativa.

A nova linguagem é bem mais simples, concisa, divertida e melhor: gera apps mais rápidos. Os projetos antigos podem conter classes das duas linguagens. Swift traz conceitos de linguagens modernas como tuplas, e no XCode você tem o playground, que permite executar pequenos trechos de código.

Outra dica é participar do Cocoa Heads, um encontro de programadores promovido pela Apple, que ocorre simultaneamente em dezenas de cidades espalhadas pelo mundo. Estive lá em novembro, e o Maurício Zaquia fez uma ótima apresentação, onde nos contou da sua participação no WWDC 2014, em junho, quando o Swift foi lançado. Era um segredo restrito apenas aos criadores da linguagem, e surpreendeu até mesmo os funcionários da Apple. O mais legal é que ele, junto o pessoal do BEPiD criou o primeiro curso online, grátis, de Swift, no iTunes.

Então, mãos à massa! Se ainda não tem um perfil de desenvolvedor na Apple, crie um, e faça o seu “Hello Swift“!

Apple_Swift_Logo

Se você gostou da leitura, compartilhe. Assim você contribui motivando o autor :) Assine a RSS para acompanhar o blog.
Ir ao Topo
Luciano Sclovsky

Autor do post

Programador, aficcionado por tecnologia e apaixonado por Café.

0

Comentários

Último Tweet

Loja do Sky

Em breve você poderá comprar canecas e camisetas do Cafe do Sky. Aguarde.

Copyright 2017 © Café do Sky
Blog de Luciano Sclovsky
Criação por Imateria